(62)3264-7001 contato@aeroclubedegoias.com.br

Como se Tornar Piloto de Avião

Piloto Privado de Avião

O primeiro passo na carreira profissional

            O curso de piloto privado de avião é o primeiro passo na carreira profissional de aviador. Ao fim dos cursos teórico e prático o aluno estará apto a voar, e estará preparado para a próxima etapa, o curso de piloto comercial de avião.

            A licença de piloto privado, permite o aviador a voar em comando de aeronaves monomotoras em condições visuais, porém não permite a atuação no mercado profissional, sendo esta, uma atribuição da licença de piloto comercial.

        Abaixo estão descritas as etapas para a formação de piloto privado de avião:

 

Pré-requisitos:

18 anos de idade

Segundo Grau Completo

 

Primeira Etapa:

Certificado médico aeronáutico (CMA)

            O CMA é uma aprovação de que o aviador está apto, física e mentalmente, para voar. É composto por uma bateria de exames médicos realizados em uma das clinicas credenciadas pela ANAC (Agencia Nacional e Aviação Civil) ou nas juntas especiais dos Hospitais da Força Aérea.

            O exame médico exigido para pilotos privados é o de Segunda Classe, e normalmente são gastos dois dias em exames (Primeiro dias com exames físicos e o segundo com exames psicológicos).

 

Segunda Etapa:

Curso Teórico de Piloto Privado

            Após a certificação médica o aluno estará apto a realizar o curso teórico de Piloto Privado. É um curso com duração média de 3 meses (270 horas-aula) e conta com as seguintes matérias:

 

                 Teoria de Voo e Aerodinâmica

                Conhecimentos técnicos e motores

                Meteorologia

                Navegação aérea IFR

                Regulamentos de Tráfego Aéreo

                Regulamentação da aviação Civil

                Medicina de Aviação

                Segurança de Voo

                Combate ao Fogo em Aeronaves

 

Os cursos teóricos de piloto privado do Aeroclube de Goiás acontecem de Segunda a Sexta no seguinte período:

Matutino:     08:00h as 11:40h

Noturno:      19:00h as 22:40h

 

Terceira Etapa:

Banca de Piloto Privado da ANAC

            Após o término satisfatório do curso de piloto privado o aluno-piloto estará apto a realizar a banca (ou exame teórico), que consiste em uma prova com 5 matérias, cada uma com 20 questões, nas quais o aluno deverá ter rendimento acima de 70%

A prova é realizada normalmente em Brasília pelos alunos do Aeroclube de Goiás, local de exames mais próximo a Goiânia, e pode ser agendada pela internet.

 

Quarta Etapa:

Curso Prático de Piloto Privado

 

Após a aprovação na Banca o aluno-piloto irá iniciar a etapa mais desejada do curso, o treinamento prático de voo.

O curso consiste em 46 horas de voo de instrução e abrange:

             Padronização

            Comunicação e Fonia

            Planejamento do voo

            Operação básica da Aeronave

            Manobras de voo

            Decolagens e pousos 

            Panes e Emergência

            Entre outros.

 

O curso é realizado em aeronaves monomotoras leves. No Aeroclube de Goiás, contamos com as aeronaves de instrução mais utilizadas no Brasil e no Mundo:

 

 

CESSNA 150/152:

Aeronave fabricada nos EUA especialmente para treinamento de voo.

site

 

 

 

 

 

 

AEROBOERO:

Aeronave fabricada na Argentina, ideal para quem almeja a carreira de piloto agrícola.

site1

 

 

 

 

 

 

Quinta Etapa:

Cheque de Piloto Privado

              Ao se completas as horas de voo com um nível satisfatório o piloto-aluno é autorizado a realizar seu cheque inicial de piloto privado, uma prova prática realizada com o acompanhamento de um avaliador credenciado pela ANAC.

No cheque são cobrados os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos respectivos cursos.

Sendo aprovado no cheque e sua documentação aprovada pela ANAC, o piloto-aluno recebe seu Certificado de Habilitações Técnicas com sua licença de Piloto Privado de Avião e uma Habilitação para Monomotores, em condições de voo visual. E assim a primeira fase da formação de Piloto Profissional estará concluída.

CHT_Custo_640_Canal_Piloto

 Exemplo de CHT

Documentos necessários para matrícula (cópias):

Código ANAC (link para cadastro AQUI)

RG ou CNH ( AUTENTICADO EM CARTÓRIO )

CPF 

Título de Eleitor

Certificado de Reservista

Comprovante Residencial 

Diploma/certificado de conclusão do 2º grau

CMA (Certificado Médico Aeronáutico)

Foto 3×4